Com altos índices de desemprego, concursos públicos são alternativa para quem procura estabilidade

Desde 2015, a economia brasileira tem passado por momentos delicados e oscilações muito expressivas. Com isso, os concursos públicos têm se mostrado uma boa opção para enfrentá-la.

Para entender mais como fazer isso, a Gran Cursos Online, escola de ensino a distância voltada aos concursos, explica como se tornar um servidor público pode ajudar a amenizar os efeitos da crise.

Segundo dados do Boletim Focus, a inflação está prevista para 7,59% em 2016 e há expectativa de retração do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 3,45%.

Tudo isso, somado ao índice de desemprego atual que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), pode ultrapassar os 10%, transforma não somente o país como um todo, mas também a qualidade de vida dos brasileiros individualmente.

Diminuição no poder aquisitivo, corte nos gastos, oscilações no mercado de autônomos e o fechamento de mais de 1,5 milhão de vagas de trabalho formais, segundo o Ministério do Trabalho, são os principais reflexos da crise econômica na rotina de todos os brasileiros em 2015.

No começo de 2016, a crise continua assustando até quem possui nível superior, mesmo que os salários se mantenham mais altos se comparados aos de quem possui apenas o ensino médio. A oscilação dos mercados e a consequente falta de estabilidade nos empregos são os grandes responsáveis por isso.

Muitos brasileiros estão se antecipando às consequências da instabilidade econômica e buscando novas alternativas para conseguir superar esse momento de crise no país sem perder o emprego ou fazer dívidas.

Uma delas é encontrar oportunidades de emprego que ofereçam mais estabilidade durante esse período que vem se estendendo desde 2014. Os cargos públicos são os mais procurados e têm despertado um interesse muito maior do brasileiro que quer se manter relativamente estável até que haja uma amenização dos problemas econômicos.

Concursos públicos oferecem estabilidade e benefícios
Os cargos públicos sempre mobilizaram um grande número de pessoas por seus benefícios atrativos e vantagens exclusivas, como possibilidade de aposentadoria integral, carga horária flexível, remuneração até 4 vezes maior do que da iniciativa privada, estabilidade empregatícia por toda a vida, auxílio creche, planos de carreira bem definidos, entre outros.

Muitos brasileiros preferem seguir carreiras autônomas em seus setores de formação profissional, mas, com a situação econômica do Brasil, uma grande parte está migrando para os concursos e futuros cargos de servidor público para ter mais garantia de que os efeitos da crise não serão tão grandes em suas finanças pessoais.

Segundo Gabriel Granjeiro, diretor da Gran Cursos Online, “existe um número cada vez maior de pessoas que estão saindo da iniciativa privada e dando preferência aos cargos públicos para ter uma vida mais estável. Salários mais vantajosos e compatíveis com a formação e planos de carreira também são fatores que motivam esta mudança”.

Para o executivo, quem realmente quer se tornar um servidor público precisa se dedicar aos estudos. “Estudar o conteúdo por cima e de última hora diminui muito as chances de conseguir a vaga almejada. É recomendada uma preparação séria e comprometida para aumentar as chances de ser selecionado na avaliação”, explica.

Hoje, existem diversas alternativas às grossas apostilas e cursos presenciais para se preparar para os concursos. Escolas on-line com ensino a distância e uma grande gama de aulas gerais e direcionadas para cada concurso são ideais para quem não tem muito tempo livre e precisa encaixar os estudos em horários alternativos.

 

Fonte: exame.abril.com.br